Sintomas

Gordura psíquica – o que resta ao corpo?

segunda-feira, 27 maio , 2013

Não é fácil entender que para além de uma percepção estética sobre um corpo que aponta para os extremos é possível entender que há algo que nele se representa que não é expresso em palavras.

Falo por exemplo, das angústias e ansiedades que se corporificam e encontram alívio imediato na comida. Ou do corpo que se nega aos prazeres da vida e se aproxima da morte na medida em que não se alimenta!

Michelle Obama promove seu livro falando sobre o combate a obesidade infantil com o objetivo de educar as crianças sobre alimentação. No entanto ao falar dos corpos com sobrepeso ou corpos excessivamente magros é preciso pensar o que há por trás destes excessos além de uma má educação alimentar.

É preciso escutar esse transbordamento que por vezes coloca o corpo biológico em risco! Não podemos desconsiderar que o indivíduo que vive essa experiência dos extremos apresenta uma destrutividade interior.

Neste sentido ao enfrentar a dificuldade para emagrecer ou ainda para sustentar um corpo que está sucumbindo pela experiência da anaroxia e bulimia o indivíduo precisa enfrentar os fantasmas que os “alimentam”.

Muitas vezes tenta-se um equilíbrio do peso sem considerar o equilíbrio do corpo. É comum acompanharmos pessoas que passam por vários programas destinados a uma reeducação alimentar sem resultados duradouros, recaindo, por vezes, na armadilha das experiências psíquicas que não puderam encontrar outra forma de representar.

É claro que a informação é fundamental, mas não será o suficiente porque tem sempre algo que escapa ao campo do saber, do conhecimento.

Os distúrbios alimentares precisam ser pensados amplamente. Considerar que muitas vezes estão remetidas as primeiras experiências infantis nos leva a pensar de que algo extrapola a compreensão intelectual sobre o assunto.

Assuntos Sintomas

   Acompanhe no Facebook.

 

 

contato@monicadonettoguedes.com.br

 

Avenida das Américas, 500, bloco 8, sala 212
Downtown – Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ.

21 2494 5508

Receba nosso informativo gratuitamente:

© 2015 Monica Donetto Guedes | Web design: O Tao do Site