Sintomas

Falando sobre Tiques

terça-feira, 24 outubro , 2017

Os tiques têm suas funções e significados, e a possibilidade de “cura” estaria remetida à experiência de análise, pois estes são manifestações do inconsciente.
 
Como assim?
 
Os tiques estão associados a conflitos psíquicos e, desta forma, o que assistimos é uma repetição desses conflitos a partir da rigidez dos movimentos, da fala ou dos sons emitidos.
 
Os tiques, a partir do estudo da psicanálise, são deslocamentos de afetos para expressões no corpo. A partir desta compreensão podemos considerar que é uma medida saudável do psiquismo pois há um certo alívio das tensões preexistentes, isto é, uma tentativa de elaborar traumas psíquicos.
 
A possibilidade de elaborar traumas através dos tiques se dá devido à descarga do acúmulo de energia, é um modo de falar da dor sem palavras!
 
É importante aqui ressaltar que “trauma” para a psicanálise diz respeito às experiências precoces infantis esquecidas, e não aos aspectos determinados na atualidade ou pela cultura. Por isso muitas vezes escapa à nossa percepção e compreensão.
 
O trabalho psicanalítico possibilitará que o indivíduo que experiencia esse sintoma, o decodifique, elabore e ressignifique, encontrando assim uma forma mais criativa de estar no mundo.
 
 

via GIPHY

 

 

Assuntos Sintomas

   Acompanhe no Facebook.

 

 

contato@monicadonettoguedes.com.br

 

Avenida das Américas, 500, bloco 8, sala 212
Downtown – Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ.

21 2494 5508

Receba nosso informativo gratuitamente:

© 2015 Monica Donetto Guedes | Web design: O Tao do Site