Infância e Adolescência

Respeitando a infância

quinta-feira, 19 outubro , 2017

Será preciso reinventar a infância? É preciso fazer uma análise profunda a respeito deste período tão importante para o desenvolvimento humano. A infância esta perdendo espaço por conta de uma tendência dos pais projetarem nos filhos pequenos muitos dos seus desejos e ideias. E o que assistimos? Crianças, cada vez mais novas, ansiosas ou depressivas.
 
Uma das hipóteses é que não houve tempo de maturação para dar conta das exigências que lhes são feitas. Nem no campo intelectual, nem no tecnológico, físico, ou social…
E não é fácil compreender isso. Pois os pais não conseguem perceber a diferença entre a necessidade da criança em imitar os adultos (parte do processo do crescimento… E é só uma brincadeira), da realidade imposta por eles quando destroem a infância pela imposição e oferta de recursos das fases seguintes. É muito difícil constatar, pois é comum a criança “incorporar” esse ideal dos pais e assim “representar” os papéis impostos, camuflando a incoerência que há entre ator e personagens.
 

Ilustração: Amandine Piu

Leia também: A arte de educar na primeira infância

Assuntos Infância e Adolescência

   Acompanhe no Facebook.

 

 

contato@monicadonettoguedes.com.br

 

Avenida das Américas, 500, bloco 8, sala 212
Downtown – Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ.

21 2494 5508

Receba nosso informativo gratuitamente:

© 2015 Monica Donetto Guedes | Web design: O Tao do Site