Educação

Alike – Como as escolas lidam com a criatividade infantil?

segunda-feira, 18 setembro , 2017

Alike – Curta metragem de Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez (Espanha).

 

 
Por que as escolas têm dificuldade de incluir as mais variadas formas de existir? Por que as crianças precisam se desenvolver a partir de um ideal social?
 
O que há de errado com a criança que prefere atividades intelectuais e individuais do que as lúdicas e grupais?
 
Quando a criança reage e é vista como indisciplinada e questionadora, por exemplo, muitas vezes está apenas desconstruindo modelos contraditórios de educação! Não resta muito a essas crianças além de: adoecer reprimindo suas pulsões criativas apresentando-se passivas e rígidas diante das exigências “educacionais” ou denunciar provocando as instituições educacionais a repensarem a sua proposta pedagógica a favor de uma vida mais produtiva!
 
A tentativa das escolas de uniformizar os indivíduos traz no bojo o desejo de formar seres humanos moldados e orientados dentro de um falso padrão social.
 
Saúde mental consiste no fato de que a vida precisar ser criativa… Para isso é preciso incluir o diferente e… a diferença!
 
Quando os responsáveis pelas instituições entenderão que por ali passam crianças atravessadas por outras experiências (família, outros grupos sociais)? Quando educadores introjetarão a ideia de que não há um modo melhor que o outro de fazer escolhas e viver a vida?

 

 

 

Assuntos Educação, Vídeos |

   Acompanhe no Facebook.

 

 

contato@monicadonettoguedes.com.br

 

Avenida das Américas, 500, bloco 8, sala 212
Downtown – Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ.

21 2494 5508

Receba nosso informativo gratuitamente:

© 2015 Monica Donetto Guedes | Web design: O Tao do Site